11 abril 2006

Um Ano Depois...

É verdade pessoal, o BD Jornal fez no primeiro dia do Festival de Beja, com o lançamento do número #12, um ano de publicação. Depois de Machado Dias anunciar que iriam ser feitas modificações no conteúdo do BD Jornal, resta-nos agora esperar pelo lançamento da segunda série. E pelos vistos teremos muita mais BD nesse novo Jornal e uma mudança de formato (o que talvez seja melhor para quem está a ler).
Quem foi ao Festival Internacional de BD de Beja deste ano pôde acompanhar uma conferência dada por J. Machado Dias, em que o mesmo falou das modificações futuras do Jornal.
Aqui fica um resumo do vocês poderão encontrar no BD Jornal #12, a sair este mês em Portugal:

O número 12 do BDjornal marca uma etapa na vida da publicação – completa-se a 1ª série – onde se perspectiva já a sua evolução a partir daqui.

Esta edição (Abril 2006), tem como destaque de capa o 2º festival Internacional de BD de Beja e até à página 9 é deste evento que se fala: o Programa detalhado do Festival, depois Pedro Cleto escreve sobre Carlos Pacheco (que tem em Beja uma exposição de originais – Arrowsmith, A Guerra da Magia), Nuno Franco fala de Filipe Abranches e Pedro Nora, J.Machado_Dias escreve sobre George Pratt (que acabou por não estar em Beja pessoalmente, ao contrário do que se previu) e sobre Jaime Olivares. João Miguel Lameiras apresenta Lourenço Mutarelli, fala-se de Daniel Maia e de Virgin’s Trip, o livro de Pepedelrey, JCoelho, Rui Lacas e Rui Gamito, que saiu neste primeiro fim-de-semana do festival.

Depois há uma abordagem a V de Vendetta (por J.Machado-Dias) e Moebius e o Cinema (por João Miguel Lameiras).

Mas a parte mais importante do jornal são as duas entrevistas de Nuno Pereira de Sousa, uma com Alex Robinson e outra com Pedro Silva (o editor da Vitamina BD e sócio da BDMania). Esta última entrevista, por ser muito longa, foi condensada no BDjornal, para quatro páginas, saindo na íntegra no novo site BDesenhada.com, que é divulgado na página 23 (numa nova coluna Blogues & Sites).

(...)

Uma nova estória (de 16 páginas) de Ruben Lopez, encerra a fase de destacáveis para a formação do livro ONZE AUTORES NO BDjornal 2005-2006, de que se fala no Editorial.

A propósito das modificações do jornal para o futuro, haverá, durante este mês de Abril, matéria a ser publicada no Kuentro e eventualmente em BDesenhada e Central Comics.

Sem comentários:

Enviar um comentário