07 junho 2006

21 Anos de Tertúlia BD!

Bem, realmente é incrível como é que um evento sobre BD dura assim há tanto tempo em Portugal. Pelos vistos há algumas coisas que se mantêm e ainda bem. A Tertúlia BD, gerida pelo Sr. Geraldes Lino, tem aqui um marco importante- chegou aos 21 anos! E como todos aniversariantes têm prendas, Daniel Maia não faltou e pelos vistos teve uma surpresa. Querem saber qual é? Então leiam este texto escrito pelo próprio (que foi enviado a muitos blogs e sites de BD) para dar a conhecer a todos essa tal surpresa. Aqui vai:

Caso único no panorama nacional, a Tertúlia BD de Lisboa, criada e coordenada pelo eminente Geraldes Lino, celebra hoje o seu 21º aniversário. Para comemorar a ocasião, foi preparada uma surpresa para todos os tertúlianos e leitores de BD do país. Descubram aqui qual…!

A Tertúlia BD de Lisboa e o seu anfitrião, Geraldes Lino, estão de parabéns. Celebra-se hoje o seu 21º ano de existência e de reunião ininterrupta, comemoração que terá lugar em local extraordinário, mas situado perto do Parque Mayer; zona que tem sido a centro nevrálgico destes encontros mensais ao longo dos anos. Assim se marca duas décadas de rendez-vous bedéfilos, iniciados em 1985 de forma a preencher o vazio deixado pela descontinuação dos convívios regulares do Clube Português de Banda Desenhada.


Chamando a si a responsabilidade de estabelecer pontes entre os vários protagonistas do meio, ou ávidos consumidores e coleccionadores, bem como entre estes e as novas gerações de autores e leitores, Geraldes Lino criou o que hoje é já uma “instituição”, promotora de dinamismo cultural e encontro de ideias e pessoas, que em muito contribuiu para a moderna BD portuguesa. Com um percurso que chega a confundir-se com a evolução desta, o encontro foi palco da estreia e primeiros passos na área de muitos actuais valores da nossa BD, assim como foi local de justa distinção a vários dos mais veteranos criadores/editores do século passado.

De forma a prestar a devida homenagem à data, e contribuir para uma nova dimensão da Tertúlia, que tem vindo a aumentar a sua influencia em anos recentes, propus-me preparar uma surpresa para anunciar no encontro aos participantes, e aqui nos websites de informação aos restantes leitores do país. Tal como no acto transacto o 20º aniversário foi marcado pela edição do fabuloso “TBDZ Arquivo 20 – Marte 2205” (edição especial de 12 páginas a cores, produzido em técnica 3D por Cris Lou (arg.), João Mascarenhas (des.) e Gastão Travado (3D)), este 21º dará inicio à era digital da Tertúlia, com a inauguração na internet de um QG dedicado à publicação regular desta, o “slimzine” Tertúlia BDzine, de modo a que a já vasta história desse fanzine e a da própria Tertúlia não se percam no tempo.

Premiado duas vezes como Melhor Fanzine pelos prémios Zé Pacóvio e Grilinho do FIBDA (em 2003 e 2004), e uma vez pelos Troféus CentralComics (em 2004), o Tertúlia BDzine mantém o recorde para mais duradouro e regular edição amadora nacional, tendo recentemente passado até a marca dos 100 números; número esse que só será apresentado em Julho para dar espaço à edição especial de aniversário deste mês, o Tertúlia BDZine Boletim!


Em nome do Geraldes Lino e da Tertúlia, convido desde já todos os interessados a visitarem-no e a intervirem com sugestões para melhoramentos, correcções ou adicionamento de info, ou tão-somente para participarem no fórum que, à imagem da própria Tertúlia, se quer seja um ponto de encontro para os amantes da Nona arte. Inclusivamente, no preciso momento em que lêem estas linhas estão já inadvertidamente a participar num “happening” bedéfilo, pois – se tudo correr conforme previsto – estão a tomar conhecimento da abertura deste website ao mesmo tempo que os tertúlianos no encontro, unindo-se assim efectivamente a esfera física da Tertúlia com a virtual…!


Parabéns à Tertúlia! Hip-hip, Hurra!!!


WWW.TBDZ.net


Texto: Daniel Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário