09 junho 2006

BDjornal #13 está quase aí!

Finalmente O BDjornal #13 vai ser lançado. Depois de uma pausa não muito longa, para se fazerem algumas mudanças de formato e de conteúdo, eis que chega já este mês mais uma edição do único jornal dedicado à Banda Desenhada em Portugal. Mas todas essas mudanças também significam o aumento do preço e uma nova periocidade.
Para ficarem a saber tudo sobre esta nova edição, leiam este press release enviado por J. Machado Dias:

Do EDITORIAL

Iniciamos então uma nova fase do BDjornal, com esta 13ª edição, agora a sair bimestralmente. E se encerrámos a 1ª fase com algum cepticismo, pelos fracos resultados de vendas apurados, recomeçamos com nova energia, não só pelo prazer de publicar também agora banda desenhada de autores portugueses, com vinte páginas a cor, mas ainda pelo facto de nos terem massajado o ego com dois Prémios atribuídos no mesmo dia (27 de Maio): o Prémio de Imprensa na Defesa da Banda Desenhada, pelas XXII Jornadas de Banda Desenhada da Sobreda e o Troféu para a Melhor Publicação em Banca 2006, pelo portal Central Comics, na IV Edição dos seus Troféus anuais.

O que mais nos motiva nesta fase é mesmo a publicação de banda desenhada, embora não fosse um propósito inicial do projecto. Contudo, os projectos (especialmente como este) não podem ser estáticos e imutáveis, têm de ser capazes de realizar adaptações, conforme os ecos chegados do público e criando sinergias com outras entidades semelhantes, apostadas nos mesmos objectivos de divulgar em larga escala a banda desenhada que, mau grado as vozes dissonantes, se continua a produzir por estas bandas.

Assim, com uma pequena redução do formato, para que as pranchas não se mostrassem em “tamanho XXL” e aligeirando um pouco a componente informativa, foi possível reunir algumas propostas interessantes em matéria desenhada. Começo por referir a possibilidade que a Devir nos proporcionou para a inclusão nesta edição, de (para já) uma das Black Box Stories, o tão falado projecto que, partindo de textos de José Carlos Fernandes, envolve uma série de desenhadores, referidos na página 17, de apresentação. Depois, um preview do novo álbum da bruxinha Morgana, de José Abrantes (qualquer dia vamos ter de falar sobre a importância de se fazer BD para crianças, senão elas não se habituam a lê-la) e logo a seguir, também um preview do interessante projecto de Filipe Pina e Filipe Andrade, intitulado BRK e que, conforme a aceitação do público e perspectivas dos autores, poderá vir a ser publicado no BDjornal em continuidade.

Mas em matéria de textos, também apresentamos novidades, com destaque para o Dicionário Universal de Banda Desenhada – Pequeno Léxico Disléxico, de Leonardo De Sá, inicialmente incluído apenas no seu projecto Dédalo e que publicaremos na íntegra, começando com a letra A nesta edição.

De resto, os mesmos colaboradores de sempre (Clara Botelho, João Miguel Lameiras, Pedro Cleto, Pedro Alves, Sara Figueiredo Costa e Nuno Franco) abordam temas actuais relacionados com o universo da BD, contando ainda com a participação de Luís Salvado, que escreve sobre Cinema de Animação e esperando que Osvaldo de Sousa volte em breve a estas páginas com os seus textos sobre Caricaturas e Cartoon.

Evidentemente, contamos com uma maior adesão do público nesta fase, mesmo sabendo nós que a quantidade de ofertas que invade o mercado todos os dias, dispersa os meios dos leitores e as suas atenções. Mas para os que consomem banda desenhada e a coleccionam, comprar o BDjornal, de dois em dois meses, ou assiná-lo, não pode ser apenas um acto de transacção comercial, tem de ser encarado também como um acto de apoio, de aposta de risco, de investimento no futuro da BD portuguesa, ou mesmo como um gesto de militância pura.

SUMÁRIO

3 OS DEZ ANOS DA BEDETECA DE LISBOA, Pedro Cleto

5 O FESTIVAL DE BD DE BEJA E OUTROS FESTIVAIS, J. Machado-Dias

7 O CÓDIGO FANZINICCI, BD de Pedro Alves

8 MIGUELANXO PRADO, O REGRESSO DO FILHO PRÓDIGO, João Miguel Lameiras

9 CARLOS GUIMENEZ, O CRONISTA DA ESPANHA, João Miguel Lameiras

10 A GUERRA CIVIL DE ESPANHA VISTA POR ALGUNS AUTORES PORTUGUESES, Leonardo De Sá

11 SALÓ DEL CÒMIC DE BARCELONA ESTÁ QUASE AÍ, Clara Botelho

12 ENTREVISTA COM NICOLAS DEBON, Nuno Pereira de Sousa

14 DICIONÁRIO UNIVERSAL DE BANDA DESENHADA, UM LÉXICO DISLÉXICO, Leonardo De Sá

16 NA PRIMEIRA PESSOA – EDITORES FRANCESES DE BANDA DESENHADA, Sara Figueiredo Costa

17 CINEMA DE ANIMAÇÃO, Luís Salvado

18 APRESENTAÇÃO DAS BANDAS DESENHADAS

19 BLACK BOX STORIES – TRATADO DE UMBROGRAFIA, Texto de José Carlos Fernandes, Desenhos de Luís Henriques

29 COLECCIONÁVEL - SEXO MENTIRAS E FOTOCÓPIAS, Álvaro

35 MORGANA – O CASTELO NAS NUVES, Texto e desenhos de José Abrantes

40 BRK, Texto de Filipe Pina, Desenhos de Filipe Andrade

43 O CAPITÃO MARSELHA NÃO GOSTA DE FUTEBOL, Texto e Desenhos de José Abrantes

45 DO ESBOÇO AO FINAL, Texto e Desenhos de Zé Manel

53 COLECCIONISMO, Pedro Cleto

54 RECENSÕES CRÍTICAS

56 LANÇAMENTOS INTERNACIONAIS

58 ACTUALIDADE – PRÉMIOS

60 WORLD PRESS CARTOON, Nuno Franco

2 comentários:

  1. Podes sempre assinar, já que não fica muito caro. E podes sempre encomendar por uma loja de BD aí em Lx.

    ResponderEliminar
  2. É unha magoa que nâo poda topala na Galiza :_(

    ResponderEliminar