19 julho 2007

Promethea v1, de Alan Moore

Com argumento de Alan Moore e desenhos de J.H. Williams III juntamente com Mick Gray na arte final, Promethea é tudo aquilo que um bom livro precisa para se tornar automaticamente uma obra de arte. Nesta série, Moore homenageia os seus bons velhos tempos de escrita e, depois ter lido uma história de Top Ten (Forty-Niners) que me decepcionou, voltei a olhar este selo ABC com outros olhos.
Além de uma escrita magnífica por parte de Moore, neste livro podemos observar o que é realmente um desenho a sério. Aliás, nem diria desenho, diria mesmo que aquilo que vemos durante toda a história é arte, mas uma arte que faz inveja a qualquer um. Williams III é sem dúvida um grande artistas, mas a arte-final de Gray também ela é de se tirar o chapéu. Já antigamente haviam colaborado um com o outro em outros trabalhos, mas acho que se superam. Além disso, vão tendo sempre bons coloristas por trás.
A personagem principal desta trama é Sophie Bangs e a história gira em seu torno contando como ela se torna a próxima Promethea. Para ela, tudo não passava de uma simples pesquisa para um trabalho escolar, mas tudo muda depois de uma entrevista a uma mulher que também ela era uma das Promethea (facto desconhecido por Sophie). Curiosamente, Promethea já se tinha tornado uma personagem de literatura e de BD, o que levou a todo este interesse de Sophie por ela. Os livros eram relatados por pessoas que acreditavam ter visto a heroína em questão, mas muito do que era escrito não passava de um mito para muitos, mas Sophie acreditava que algo mais existia... Até ao dia em que ela se transformou na próxima Promethea.

Moore continua a impressionar-me em cada história que escreve. Só me falta mesmo ler Watchmen (que vai ser lido em Agosto) e From Hell, que juntamente com V for Vendetta formam a Trindade concebida pelo Mestre. O homem pode já ter barbas e ser da velha guarda, mas a verdade é que o jeito para escrita não o larga.
Aconselho aos fãs de Alan Moore e não só. Também é uma excelente forma de começar a ler as obras do dito senhor. Pena são estas zangas entre ele e a DC, mas ele tem razão e ninguém lhe dá ouvidos. Lost Girls também parece ser uma boa obra, mas espero ainda vê-la cá me Portugal em português, nem que seja do Brasil.

P.S.: Aos interessados em ver algumas arte interior deste comics, cliquem aqui.


4 comentários:

  1. Celtic já tive esse livro na minha lista para encomendar, apenas, não encomendei porque não consigo ver nenhuma página do interior (depois será uma chatiçe se eu não gostar da arte...)

    ResponderEliminar
  2. Problema solucionado Bongop. Já pus um link no fim da review que te pode ser útil.

    ResponderEliminar
  3. Ahh... É verdade ... o teu Blog tá muito fix :-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado. O teu também está evoluir bastante bem. Pelo menos começaste com ele e consegues actualizá-lo regularmente. Já é uma grande vantagem.

    ResponderEliminar