11 novembro 2007

Seaguy vol. 1

Argumento: Grant Morrison
Desenho: Cameron Stewart
DC Comics

Se tivesse de definir este comic, acho que poderia rotulá-lo de uma introdução aos comics da era futura da indústria americana. Não sou só eu que penso assim, o próprio Morrison teve este objectivo ao escrever Seaguy, com a ajuda dos desenhos do grande Cameron Stewart. Citando o próprio: "I had the idea to develop Seaguy into a weapon I could use to fight back against the trendy and unconvincing 'bad-ass' cynicism of current comics, most of which are produced by the most un-'bad-ass' men you can possibly imagine".
Seaguy mistura elementos de vários anos de histórias que já foram vividos no passado e actualmente. A ingenuidade da Era Dourada ou a violência da Era Moderna são aspectos que se misturam de uma maneira que só Morrison consegue proporcionar ao leitor.

Não é uma história para qualquer um, pois tem muitas cenas que decerto não agradarão a todos. Para já, acho que é necessário gostar do Morrison e conhecer as suas obras anteriores, para não se ficar desiludido ao ler esta história como primeira da sua obra e, também se perceber o intuito do mesmo em escrever algo diferente, fora dos estereótipos modernos, ou seja, dar um certo abanão às pessoas para estas acordarem e verem que algo de mal se passa actualmente (mega-sagas intermináveis, etc.). Há que ver que a DC deu luz vermelha à sequela desta série, o que é para mim uma decisão muito mal tomada. Ainda chegaram a haver uns rumores sobre a sequela de Seaguy em troca do trabalho do Morrison em 52, mas parece que de rumores não passaram.
Já Cameron Stewart é para mim a descoberta do ano. Conheci-o há dois anos atrás, mas nunca tinha lido um comic só dele. Ouvi dizer que para poder entrar na DC, teve que prestar provas no título (pasmem-se) Scooby Doo. Que injustiça para um rapaz que tanto talento tem. Stewart foi convidado a ir ao FIBDA em 2005 e há duas semanas atrás, ao que este ano finalmente lhe saquei um desenho e o meu exemplar de Seaguy assinado.

Seaguy foi publicado em 2004, tendo direito a apenas 3 edições, que mais tarde foram compiladas num pequeno TPB, com um preço que não ultrapassa os 10€. Ao fã de Morrison: não percas esta oportunidade.

5 comentários:

  1. Que belo autógrafo, Celtic. Esse merece moldura :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro Morrison e Seaguy tá na lista de livros a ler.
    E sim grande autógrafo :)

    ResponderEliminar
  3. Não conheço , mas vou investigar Seaguy :-)

    ResponderEliminar
  4. Sim Gustavo, está emoldurado :)
    Loot e Bongop, quando o virem não o deixem escapar.

    ResponderEliminar
  5. Eu não o deixei escapar... mas não gostei por aí além... a estória não me agarrou ! Gostei da arte !

    ResponderEliminar