10 junho 2008

New Avengers Deluxe HC - Vols. 1&2



Argumento: Brian Michael Bendis
Desenho: Sal Buscema, David Finch, Dan Jurgens, Steve Mcniven, Frank Cho, Mike Deodato Jr., Rick Mays e Olivier Coipel

Depois de acabar com os Vingadores e com a sua série que contava com mais de 500 números, Bendis surge num novo patamar da Marvel ao criar os Novos Vingadores, com direito a novos intervenientes e uma série de reviravoltas.

Avengers Disassembled foi sem dúvida um dos maiores choques nos comics recentemente, pois uma das equipas mais conhecidas de sempre via finalmente o seu fim após um evento trágico para todos os membros da equipa. É claro que com Joe Quesada tudo é possível e acabar com os Vingadores tinha de ter um truque na manga - essa solução foram os New Avengers, equipa formada pelo Captain America, Iron Man, Spider-Woman, Wolverine, Luke Cage, Spider-Man, Sentry e ocasionalmente Echo. Estes indivíduos foram unidos numa noite em que os reclusos da prisão The Raft (propriedade da S.H.I.E.L.D.) conseguiram escapar graças a uma manobra do vilão Electro. Até hoje crê-se que essa manobra tem algum tipo de ligação com Secret Invasion, visto que, segundo Bendis, é no primeiro número desta série que a Invasão propriamente dita se inicia.
Todos os membros anteriormente referidos estavam presentes na altura da fuga dos prisioneiros, com excepção a Wolverine, que apenas foi encontrado mais tarde, misteriosamente, na Terra Selvagem (Savage Land). Aí também se prende outro mistério quanto à Invasão, pois o aparecimento mais que esquisito do Wolverine, vindo do nada, pode levar a crer que existe um Logan-Skrull.
Matt Murdock também constava nos presentes na altura do problema em Raft, mas por motivos pessoais decidiu não se juntar aos Novos Vingadores, tudo porque a sua identidade secreta foi exposta ao público e preferiu afastar os seus camaradas do seu problema, o que mais tarde veio a confirmar-se como sendo algo mais que isso.
O primeiro HC, que se trata de uma colecção dos 10 primeiros números, foca-se maioritariamente na reunião dos novos membros dos Vingadores, como é óbvio, mas é claro que também uma pequena história que envolve a Savage Land é incluída, ou seja, um mote para o aparecimento de Wolverine e consequentemente envolvimento na equipa. Além disso, o Sentry é também um dos grandes focos deste início, pois além de ter estado preso em The Raft e ter participado na fuga (se bem que dando uma ajuda aos heróis) ficamos a saber um pouco mais sobre a sua identidade/ personalidade, visto que todos os heróis o ajudam a combater o seu némesis - The Void.
No segundo HC, tudo começa com uma consequência directa da fuga em The Raft - um dos prisioneiros mais conhecidos da prisão, Kenuichio Harada, directamente envolvido com as organizações da Hydra e The Hand (a última anteriormente chefiada por Elektra Natchios). Pois bem, Harada julga ter sido preso injustamente e agora, já no Japão, pretende reconstruir o seu clã, de modo a afastar quaisquer suspeitas em relação a si quanto ao seu aprisionamento, limpando assim o seu bom nome.
Na segunda metade deste HC, Bendis volta a tocar num dos temas mais falados de 2005 - House of M. Ao que parece, a questão "Onde foram os poderes da maioria dos mutantes da terra?" é finalmente respondida num arco desenhado a meias por McNiven e Deodato Jr. A resposta acaba por ser um bocado seca, na minha opinião, pois a Marvel volta a falar num dos reboots com mais fracasso da editora - o final da série New X-Men do Morrison que, como todos sabem, ficou mal resolvida com a confusão toda entre a identidade do Xorn e de Magneto.
Além disso, a meio desta colecção é ainda focada a apresentação dos Novos Vingadores à imprensa, onde até há lugar para uma participação hilariante de J. Jonah Jameson. Recomendado!
Por fim, para completar esta edição, são também incluídas outras edições ligadas a esta saga como um encontro entre Quarteto Fantástico e os Vingadores, o primeiro anual da série um excerto de Giant Size Spider-Woman, essencial para o entendimento mais profundo da personalidade da dita cuja.

Irei continuar esta série de HC's até ao seu quarto número, visto que é no fim do 4º número que começa Secret Invasion (que já estou a seguir). Como sou um fã acérrimo de Brian Bendis é claro que aconselho esta magnífica série que acaba por ser um must para os seguidores da Marvel. Comprem isto de alguma forma!

Nota: 9/10

6 comentários:

  1. Ignoraram o arco do Sentry o 2 arco da revista(que para mim é uma mini-serie editada no comic mensal),lolo,isso so mostra a relevancia desse arco.Nas versoes tpb e premiere :(
    Mas essas historias são muito boas,principalmente o 3 arco.New Avengers no Japon ate nos deixam de olhos em bico.

    ResponderEliminar
  2. Adar com um texto maravilhoso.
    muito boas, mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito

    ResponderEliminar
  3. Esse naturline, não vale a pena clicares no link, fez copy & past do comentário que fez no meu
    LoooL
    Essa é uma serie de que eu não perco um livro! Muito boa mesmo!

    ResponderEliminar
  4. LOL, não percebi este naturaline. E sim Bongop, é imperdível :D

    ResponderEliminar
  5. Tenho pegado nos últimos livros deles por causa da Secret Invasion, juntamente com os dos Mighty Avengers.

    Mas quando puder de certeza que irei buscar os primeiros livros.
    E o 4 da Secret Invasion que nunca mais chega :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É verdade Loot, já não aguento a espera pelo número 4 :D

    ResponderEliminar