29 agosto 2008

Atrocidades Artísticas #1

É claro que ao longo destes últimos anos como leitor de BD não tenho apenas visto artistas com qualidade, é óbvio que existem certas ovelhas negras que nem uma paisagem com flores e arvoredos conseguem desenhar correctamente. Não vou mencionar já alguns desses nomes, mas sim mostrá-los a todos vós sempre que a oportunidade surgir.
O enforcado de hoje é nada mais, nada menos que Tony Daniel. Sim, aquele rapaz que anda a assassinar a grande (mas esquisita) estória que Grant Morrison está a desenvolver com o Batman. Pois bem, este artista já tem vários anos de carreira, tendo inclusivamente trabalhado em vários números da revista X-Force (que notabilizou outros grandes senhores como Fabian Nicieza ou Rob Liefeld). Nesta série, algumas das capas eram da sua autoria e posso dizer que são um verdadeiro hino à falta de anatomia! Ele é pés desproporcionais, homens que se olham com faces descontentes, esqueletos que a natureza nunca conseguiria criar! Vejam só esta capa (directamente vinda da década de 90):
À primeira vista parece algo completamente normal, não é? Mas se formos a analisá-la mais cuidadosamente, veremos alguns traços que não cabem na cabeça de ninguém. Começo pelo erro mais flagrante: estão a ver aquela senhora com barba a agarrar uma homem loiro que grita desesperadamente pela morte? Podem não acreditar, mas não é uma mulher! Aquele ser com uma anatomia muito duvidosa apenas tem 4 dedos nos pés! É um cão? É um gato? Não, é a Super-Aberração!
Continuando, estão a ver aquela senhora de verde que se lança para os céus como se não houvesse amanhã, pensando que é uma ave? Além de estar a sufocar dentro de um fato que lhe aperta todo o corpo, tem apenas um dedo no pé! Apenas um! E digo isto porque é o que aquelas botas permitem... Será que caberiam ali 5 dedos? É claro que não, esta rapariga é sem dúvida uma mutante. Além disso, aposto que ela não pode usar as suas longas pernas em combate, não fosse ela partir-se ali no meio do campo de batalha.
E o coitado do rapaz até me mete pena. Foram-lhe amputadas as pernas à nascença, mas como o sonho dele sempre foi o de voar como qualquer outro super-herói, até lhe ofereceram uns braços (com apenas 4 dedos, que fétiche!) feitos de insectos voadores. O que seria dele se encontrasse o Homem-Sapo...

4 comentários:

  1. Estiveste em grande, caro Celtic (como sempre)! hehehe! Ainda me lembro de algumas destas vergonhas, então esta...nhica-se, que até doi.

    ResponderEliminar
  2. :) Ainda bem que gostaste refem. Há com cada coisa na internet que uma pessoa até se passa.

    ResponderEliminar
  3. Daqui a muitos anos há-de ouvir-se uma guia japonesa no Comics World Museum, na ala dos Dark Age of the 90's, a dizer aos turistas, a propósito dessa capa:
    - E aqui, um dos seguidores da escola Liefield, quase perfeito em relação ao seu Mestre...

    ResponderEliminar