29 agosto 2008

Spider-Man: Birth of Venom

Argumento: Lousie Simonson, Dave Michelinie, Mike Zeck, Ron Frenz, Rick leonardi
Desenho: John Byrne, Greg Larocque e Todd McFarlane

Desde que a Marvel abandonou o velho formato da continuidade do Aranha, tenho ponderado muito sobre se haveria de continuar a seguir esta nova fase. que surgiu Felizmente o futuro parece sorridente e só John Romita Jr. é que poderia ser chamado para resolver a situação e impor algum respeito em Brand New Day. Ainda não li o arco deste senhor juntamente com Dan Slott ("New Ways To Die"), que promete fazer entrar o Aranha no Universo Marvel, visto que ultimamente tinha andado tão desligado e irreconhecível, mas pelas críticas parece ser um renascimento (que espero ser para continuar). Ah, o Mark Waid também já está a caminho e prepara-se para o seu arco com o sensacional Marcos Martin. Procurem por este rapaz pois ele é muito talentoso e espero vê-los noutros títulos da Marvel futuramente. 
Mas sobre este capítulo da vida de Peter Parker falarei num post mais a frente, aqui vou falar um pouco sobre este Birth Of Venom, um livro essencial para quem queira descobrir um pouco mais sobre a origem deste conhecidíssímo vilão da galeria do Aranha. Várias edições clássicas do Aranha são compiladas neste fabuloso trade, que me fez visitar os tempos áureos desta personagem que tanto gosto. Ao ler isto também me deparo com a seguinte situação - actualmente a Marvel está a tentar reproduzir exactamente o mesmo que se passou nesta época (e as anteriores), tornado Peter um jovem descomprometido que apesar de ser um cromo de primeira, tem sempre uma namorada prestes a fazer-lhe a cabeça em água. A habitual referência ao seu trabalho no Clarim Diário também não podia faltar, tal como uma atitude editorial que eu adoro - longas estórias que nunca acabam que vão sempre renovando os intervenientes, não havendo um arco definido nem uma obrigação imposta aos argumentistas de modo a que mais tarde possa haver um TPB. O curioso é que, apesar de gostar de ver assim o Aranha, esta reprodução moderna não está nada famosa e tornar o Aranha o bom velho rapaz que todos os dias passsava por infortúnios, tornou-se hoje em dia algo... rídículo. Ridículo pela forma como certos autores insistem em usar as poucas páginas que têm por mês. Rídículo porque em cada edição tenho de levar com certos "Não percam a próxima edição queridos fãs" ou coisas que chegam a insultar a minha inteligência tal como referências do editor a acontecimentos que li na semana passada... Para que raio quero eu saber disto? Li a edição há poucos dias, não preciso daqueles insistentes friendly reminders (irritantes acima de tudo).
Enfim, esta estória, apesar de ter o Venom na capa, foca-se sobretudo no uniforme negro que o Homem-Aranha utilizou durante algum tempo, até descobrir que estava a vestir um fato alienígena que não passava de um parasita. O Quarteto Fantástico também tem lugar aqui (nunca vi o Coisa tão mal desenhado...) tal como a Gata Negra que aqui andava a sair com o Peter (nunca gostando dele propriamente, mas sim da sua personificação heróica). O Venom propriamente dito, com a participação do Eddie Brock, só aparece lá mais para a frente, sem muito protagonismo na minha opinião. Esta parte é já desenhada por Todd McFarlane, que é para mim um dos piores desenhadores de sempre da indústria. O único ponto positivo na sua participação neste meio é o de ter introduzido estórias rápidas que prendem a atenção, ao contrário das habituais secas que algumas vezes se apanhavam.
Das várias coisas que já li até hoje desta personagem, esta saga do uniforme negro torna-se uma das minhas preferidas passagens do herói. Gostava de poder dizer "Antes todas fossem assim", mas é como digo, actualmente não resulta, basicamente é feio e não sentido nenhum.
Nota: 9/10

12 comentários:

  1. ALELUIA 2. :) Eu li isso quando saiu nas bancas,muito bom,aranha devido entre Gata Negra e Mj,Venom como deve ser assustador,convidos como o QF,SS,Raposa,Chance,e claro a arte do Big Mac pre Spawn.
    Simbionte leva o Peter a dormir para patrulhar a noite a la Batman.
    Quanto ao Bnd ele não teve o resultado esperado no aumento das vendas e se o queijadas tiver juizo ele reverte tudo.

    ResponderEliminar
  2. Essa para mim foi das melhores fases do aranhiço, li quase tudo o que havia para ler desta fase. Em relação a Brand New Day posso dizer que não comprei nem um livrinho, aliás nem sei se as estórias são boas ou más! Simplesmente, para mim o Aranha deixou de existir como herói "solo"... (era só o que faltava... retrocesso de um milhão de anos). Só tenho comprado aventuras soltas e compilações antigas!

    ResponderEliminar
  3. Ahh eu até gosto do Todd McFarlane!
    ahahahahaha
    Celtic, tens de admitir que existe muito pior que ele... apenas o tens como ódio de estimação! Eu tb tenho alguns assim, H. Ramos e Bachalo por exemplo, detesto-os mas sei que existe muito pior!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de te ver interessado pelos comics dos anos 80 (e inícios de 90).
    Vai por mim, e compra a fase do Walter Simonson no Thor (acho que a parte que interessa - Saga de Surtur - está editada quase toda num único TPB, ou talvez em 2, já não sei bem...)
    É o melhor que alguma vez li da Marvel.

    ResponderEliminar
  5. Eu até gosto do Ramos e do Bachalo 8)
    Não tenho credibilidade nenhuma quando falo artistas com proporcionalidade.

    ResponderEliminar
  6. A saga do Simonson também está na calha Gustavo. É só encontrá-la que nem penso duas vezes.

    ResponderEliminar
  7. Como é que me esqueci do Puma,e do Rosa,e do Blob. :)
    O Hulk do Pada com o Big Maca tambem é muito recomendado celtic.

    ResponderEliminar
  8. Quem é o Pada? Nesta altura não era o Peter David? Será que estamos a falar do mesmo?

    ResponderEliminar
  9. Sim é do Pad (Peter David) ,este teclado as vezes inventa. :(

    ResponderEliminar
  10. E se gostaste da escrita do Dave Michelinie,"ataca" o Armor Wars do Latinhas, :)

    ResponderEliminar
  11. Não consegui mais e desisti do BND...
    Eu adoro o venom, por isso esta saga nova que veio devia ser perfeita para mim, mas já não posso mais.
    Eram personagens más ateás de personagens más.
    Não vou gastar 10€ por mês nisso.

    ResponderEliminar
  12. Acho que o Venom é o meu vilão predilecto do Aranha. De futuro tenho de arranjar este livro.

    Abraço

    ResponderEliminar