23 agosto 2008

Watchmen pode não chegar aos Cinemas

Ainda é uma suposição, mas é provável que aconteça. Enquanto dura uma batalha judicial entre a 20th Century Fox e a Warner Bros. pelos direitos de produção  da adaptação cinematográfica da obra de Alan Moore, iniciada em Fevereiro deste ano, os rumores já começam a chegar às teias da Internet. Ao que parece, a versão de Watchmen adaptada aos cinemas por Zack Snyder pode até nem ser chegar aos cinemas devido à acção da 20th Century Fox. Esta última alega que detém os direitos de produção e distribuição da obra há já 22 anos (!!), mas estranhamente nunca foram utilizados até hoje.
O porta-voz da 20th Century Fox reforça ainda que existe uma preocupação em relação aos fãs que anseiam pela estreia do filme a 6 de Março de 2009, mas sublinha que justiça deve ser feitaacima de tudo.
Nunca tinha falado disto aqui e tudo começou há já uns meses atrás, mas sempre pensei que, negócios à parte, a estreia do filme estaria assegurada e que poderia ver o filme descansado. Infelizmente, quando cheira a carne, aparecem sempre uns quantos abutres a tentarem obter alguns lucros e aqui verifica-se isso. Então a Fox detém os direitos do Watchmen há 22 anos e nunca ninguém deu por nada? Pior ainda, nunca aproveitaram esses direitos para fazer uma série ou um filme? Quem deve estar a rir-se com isto é o Alan Moore...

15 comentários:

  1. "Então a Fox detém os direitos do Watchmen há 22 anos e nunca ninguém deu por nada? Pior ainda, nunca aproveitaram esses direitos para fazer uma série ou um filme? Quem deve estar a rir-se com isto é o Alan Moore..."

    Normal,agora querem lucrar a parte deles,e não fizeram com isso,porque devem ter comprado os direitos em pacote,e assim "barravam" as outras editoras rivais.
    As estaçoes de tv fazem muito isso e não ha reclamaçoes.

    ResponderEliminar
  2. Não percebo... então faz-se um filme de milhões sem se deter os direitos??? Isso nem parece de americanos! Eu garanto que o Alan Moore se está a rir bués!!!!

    ResponderEliminar
  3. O bongop tem razão, não dá mesmo para perceber.
    Eles já começaram a fazer o filme à algum tempo e não tinham direitos de autor?!

    muito estranho

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Pois a questão não deve ser assim tão linear. Os direitos de autor são detidos muitas vezes por empresas subsidiárias que poderão ter clausulas de exclusividade à subsidiária (entenda-se como empresa pertencente ao Grupo, mas considerada independente do ponto de vista da gestão e administração) ou não. Este "ou não" também não é de forma alguma linear, pois a ambiguidade de certos contractos e fusões derivadas de reorganizações (mergers and acquisitions dentro do próprio Grupo ou mesmo na aquisição de terceiros) são das mais complexas no corporate law Norte-americano; quando se adquire uma empresa não é linear que se compre tudo o que nela existe; os contratos são muitas vezes (na maioria das vezes) negociados ponto a ponto, i.e., negócio a negócio, direito a direito, e algumas vezes poderá escapar alguma coisa (por incompetência, obviamente). É possível (acredito piamente) que nestes últimos 22 anos muita coisa aconteceu neste plano, por tal é muito provável que exista algum contrato que ponha em causa aquilo que aparentemente e eventualmente seria óbvio. Os tribunais decidirão. Poderá, se a FOX reconhece que o publico está ansioso, que o filme seja estreado. Isto porque se se decidir que a FOX não tem razão, então estes estarão à pega forte e feio com os prejuízos que surgirão de uma eventual perda do processo por eles primeiramente interposto. Talvez prefiram deixar o filme estrear, e se se provar que os direitos sejam realmente deles, então aí receberem o bolo dos lucros pelo filme gerado (se não houver lucros, também receberão uma pipa dele, obviamente).
    Tenho esperança.
    Se o Alan Moore se está a rir ou não, eu não sei. Se estiver, é burro, pois devia era estar a chorar. Nunca foi muito brilhante a negociar contratos, pelo que nas últimas décadas esteve ocupado (e extremamente zangado com isso) a impugná-los...quem se lixou? Ele e nós. Ele porque perdeu muito dinheiro e tempo que não usou para criar mais cenas brilhantes. Nós porque temos que esperar anos para ver mais do trabalho dele.

    ResponderEliminar
  6. Se fosse assim era muito bonito.Se os direitos foram negociados na decada de80 não era assim,o Aranha tamben teve um problema semelhante antes de irem parar a SONY.

    ResponderEliminar
  7. Não era assim o quê na década de 80?! Não me digas que és entendido em Corporate US Law? "Se fosse assim era muito bonito..." não me digas que para ti é assim tão simples descortinar milhares de processos e contratos?! Talvez devas prestar consultadoria aos tipos, pois eles não acham que seja assim tão simples.

    ResponderEliminar
  8. Refem, o teu comentário deu para esclarecer um pouco mais as coisas em relação a direitos e contratos de certas obras, mas discordo completamente com a última parte que se refere ao Moore.

    O homem tem feito aquilo que ninguém teria coragem para fazer que é não querer associar-se a filmes que, embora gerem muito dinheiro, não têm mínima qualidade nem sequer são réplicas fiéis da sua obra. Já viste o filme da Liga dos Cavalheiros? Do pouco que vi pareceu-me medíocre. Viste o V for Vendetta? Vi-o o todo e apesar de ser um belo entretenimento, é uma valente trampa e nada tem a ver com a novela gráfica do Mestre.
    Ainda ninguém conseguiu adaptar uma obra do Moore que me tenha enchido as medidas, espero que o Zack finalmente faça algo que valha todo este desprezo do Moore, mas não espero que este último alguma vez fosse reconhecer qualidade no filme do Watchmen.

    "...perdeu muito dinheiro e tempo que não usou para criar mais cenas brilhantes."

    Genialidade não se compra, tem-se :)

    ResponderEliminar
  9. Não concordo e concordo:
    Não concordo porque vendeu os direitos para a Liga e não soube (porque simplesmente não conseguiu) assegurar a palavra final no script (nem os realizadores vedetas, quanto mais o Moore). Ficou descontente com o resultado e desvinculou-se de futuras produções(é de homem!).
    Concordo, pela razão acima descrita...foi de homem porque não não se vendeu mais à industria cinematográfica; no entanto deixou fazerem do trabalho dele "gato-sapato" porque aqui não quis lutar mais (se calhar, foi inteligente - porque o é, acredito, apesar de por vezes pensar que ele é um bocado obtuso - e viu que não valia o esforço).
    A genialidade realmente têm-se, mas precisa de muito trabalho também (Beethoven era genial e trabalhava que nem um louco; Einstein também; Isaac Newton idem; Galileu, ibidem; Joyce, id ibidem...e Mozart em 35 anos construiu uma obra genial, nada é apenas brilhante, tudo é genial). Basta ver o último trabalho da Liga (Black Dossier), está muito aquém das suas potencialidades, está longe de ser genial. Promethea também já tinha visto dias melhores. Quer dizer...um trabalho como deve ser de 10 em 10 anos não é propriamente brilhante, tão pouco genial. Aliás, o único trabalho "genial" que lhe reconheço é mesmo e só o "Watchmen"; os outros, alguns, poucos, serão quanto muito "brilhantes". Isto porque tem-se desgastado em lutas que não deveriam ser as suas, se fosse mais esperto. Porque ser inteligente não é igual a ser esperto. Também lhe reconheço mérito, porque apesar das minhas criticas, teve o "nerve" de afrontar os gigantes da Industria. Mas será que conseguiu alguma coisa com isso?! O facto é que continua a assinar contratos que pouco tempo depois tenta impugnar, ficando azedo e amuado.
    Tudo isto causa-me tristeza, pois tem muito mais potencial para ser algo mais do que ocasionalmente brilhante. Talento desperdiçado é realmente triste.

    ResponderEliminar
  10. Para rematar: Não será ele também um pouco ingénuo e/ou pretencioso?! Qual foi o trabalho de um qualquer autor que tenha sido adaptado ao grande ecrã e que tenha sido fiel à obra original? Muito, muito poucos. Mesmo estes gozam do facto dos trabalhos originais serem praticamente desconhecidos do grande público. Ainda mais difícil se torna alcançar esse objectivo quando são aventuras o tema da obra. No V até goza da inclusão socio-politica, que desagradou muitos espectadores (mas mesmo assim ficou muito aquém , é verdade; tanto da obra como do sucesso de bilheteira).

    ResponderEliminar
  11. Acho que ele percebeu que lutar pelos direitos das suas obras seria inútil, visto que ele as produziu para a DC e esta é que os detém. Por isso é que ele ultimamente tem trabalhado na Top Shelf, onde os direitos sempre lhe pertencerão.
    É claro que o Moore não é a pessoa mais correcta à face da terra, pelo contrário, é bastante evasivo e uma pessoa muito difícil de contrariar. Chegar a um acordo com ele quando ao princípio já discorda da proposta é algo impossível. Ainda por cima, não há ninguém melhor para julgar as suas adaptações ao cinema, ele é o autor das obras originais e como ele próprio sempre afirmou, ele criou Bandas Desenhadas que não fazem sentido no cinema, mas isto não quer dizer que eu concorde com tal afirmação.

    Quanto às suas obras, o Watchmen é indiscutivelmente a sua melhor produção, mas acho que o V for Vendetta está bem perto em termo de qualidade. Isto no que respeita a novelas gráficas. Quanto ao comic propriamente dito, gostei muito da Promethea e acho que se adequa a todo o Universo ABC que o Moore criou. É um conto muito moderno, diferente do estilo do Moore, mas que puxa sempre pela cabeça como o Mestre sempre faz. A Piada Mortal é outro clássico, nem vale a pena falar. Outra coisa que dizem que é boa é o From Hell, mas quanto a isso fala com o Gustavo, ele é que leu.

    Quanto ao último parágrafo, voltamos a uma discussão que tem muitos prós e contras: uma coisa é adaptar uma obra como o Watchmen que se foca apenas em 12 comics e toda a estória termina ali. Outra é adaptar o Homem Aranha que tem anos e anos de história, várias storylines são possíveis e cabe a um argumentista da produção escolher aquilo que mais gostar. É claro que no primeiro caso a adaptação tem que ser completamente fiel (pelo menos na minha perspectiva). Se a estória fala de um tal Zé Manel, é claro que a personagem principal será o Zé Manel e não o Basílio Octobonifácio.
    Uma boa adaptação que não perde muitos elementos é o 300, que apesar de ter um aspecto gráfico muito refinado, está fiel.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o primeiro parágrafo. Também com o segundo, embora só considere essas obras brilhantes, não geniais (mas brilhante é muito bom, arriscaria até o excelente...mas não genial).
    Quanto ao terceiro, gostei do Basilio Octobonifácio :-) considero-me um purista, por tal sou muito difícil de contentar com as adaptações cinematográficas (até pareço o Moore!). O 300 e mesmo Sin City foram um sucesso na adaptação porque o Miller é praticamente um cineasta na arte sequencial (tanto nos scripts com nos planos); a própria velocidade de leitura - que é uma característica sua e foi sacada do cinema - é importantíssima quando transposta para o ecrã...não sendo necessário adaptar esse movimento - de maior importância - ao cinema, bastando apenas transferi-lo.

    ResponderEliminar
  13. Para rematar, sou da opinião que o Watchmen arriscar-se-á a ser uma enorme seca se for "transferido" para o cinema tal e qual. Daria uma melhor mini-série de tv, provavelmente tornar-se-ia de culto se assim fosse.

    ResponderEliminar
  14. Bem camaradas eu sou da opinião que uma adaptação não tem de ser fiél aos comics e pode resultar maravilhosamente, como exemplo: "A History Of Violence".

    Achei o V for Vendetta uma adaptação bastante boa, o livro tem sempre de sofrer transformações para ir para outro formato. Acredito que podiam ter feito melhor mas eu fiquei satisfeito. claro que o livro dentro do género é das melhores coisas que li, genial.

    Watchmen foi cirado para o formato BD por isso estou com o refém não sei se resulta em Cinema tão bem se for filmado plano por plano copiado da obra prima de Moore.
    Estou a gostar da sua estética mas 300 é um filme muito mais fácild e realizar que Watchmen. Tenho fé em Zach Snyder mas por enquanto nãoe stou convencido que o filme seja brilhante e dúvido que marque a 7º arte como a BD marcou a 9º.

    Para terminar, então a 20th century fox não sabia dizer que tinha os direitos antes de os outros começarem a filmar?
    Eu acredito que o filme vá para a frente.

    Abraços a todos e é sempre bom poder falar de BD com vocês ;)

    ResponderEliminar
  15. Watchmen em Televisão é que era doce. Aliás, as primeiras petições dos fãs eram a pedir exactamente isso - 12 episódios de 1 hora cada (aproximadamente).

    ResponderEliminar