05 setembro 2008

Atrocidades Artísticas #2

O apanhado desta semana é um pobre coitado que até tem talento, mas de vez em quando dá-lhe uma pancada e faz destas. Howard Porter, já com uma das suas obras publicadas em Portugal pela Devir (Liga da Justiça: Torre de Babel), teve uns quantos problemas na recente mini-série Trials of Shazam, onde começou relativamente bem, com uma arte que era bastante agradável, mas lá para o meio da publicação da coisa, caiu uma maldição Rob Liefeld em cima dele e o caldo lá se entornou. Ele era pernas gigantes, troncos pequenos, cabeças anãs e sei lá mais o quê, até acabar por ser substituído (não sei se foi esse o motivo, mas eu gosto de acreditar que sim). Essas amostras não as tenho aqui à mão, mas para já fiquem com esta obra de ficção-científica:
Aqui já nem era ele a desenhar, felizmente, mas tive o infortúnio de o ver a fazer barbaridades nas capas. À primeira vista, a capa parece bonita e tal, mas numa visão mais cuidadosa, dá para ver que ele desenhou isto de olhos fechados...
Comecemos pelo braço esquerdo daquele rapaz grande com cabelo de mulher, de cara feia e chateada. Se formos a fazer alguma matemática, se ele deixasse cair o braço, este não passaria da sua cintura, além de que nunca poderia ajeitar as suas belas sandálias, vindas de uma Grécia antiga enquanto vivemos no século XXI (quem é que inventou este tipo??). 
Esta pobre alma até poderia viver com um braço que não é seu (feito mesmo... coff coff... para caber na capa... coff coff...), mas sem o seu órgão vital é que não! Ora vejam lá a tanga que o ilustre senhor possui - não está lá nada! Os músculos da perna até tendem a ficar enrogados naquela direcção, dando até outra perspectiva da coisa. Enfim, mais aberração que isto ele não podia ser. Isto é claro que se excluirmos aquele ombro desfigurado, a cabeça mínima, aquele braço direito gigante, aquelas pernas gigantescas, aquele sabre de luz que não percebo de onde vem. Mas o qu'é que isso interessa?!
Como este caso não podia piorar mais, o Porter lá decidiu meter mais uns errozitos que até são bem engraçados. Já viram bem a pose do Capitão Marvel Jr.? Mais um pouco dava a volta ao corpo em 360º graus... São coisas destas que me dão pesadelos.

6 comentários:

  1. A culpa da capa não é dele !
    LooL
    A culpa é do anormal que deixou sair a capa! Maus momentos qualquer artista pode ter, um editor não! Por isso está acima na tomada de decisões... é o filtro!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro de termos "atirado pedras" a essa capa no antigo portal da CC.
    e o braço do Capitão Marvel jr. tb tá assim a que modos pessimamente desenhado, parece não ter osso algum!

    ResponderEliminar
  3. Oh Bongop, por acaso até tens uma certa razão, mas com esta coisa dos contratos eles não se podem dar ao luxo de recusar alguma arte. Se o Rob Liefeld ainda desenha e publica, é porque as editoras gostam (e os fãs)!

    ResponderEliminar
  4. Nossa parabéns pelo blog, muito bom!

    Eae que tal uma parceria?

    ResponderEliminar
  5. Olá Wagner, obrigado. Já tinha visto o teu site, mas o que é que queres dizer com "parceria", mais especificamente?

    Radjack, os fãs ainda mais nerds que nós!

    ResponderEliminar