22 setembro 2008

Captain America: White #0

Argumento: Jeph Loeb
Desenho: Tim Sale
Não vou dizer muita coisa sobre esta amostra da mais recente mini-série das Cores, da dupla Jeph Loeb e Tim Sale, pois além de não ser digna de um registo muito longo, tem apenas pouco mais de 10 páginas de estória e outras 10 de extras que, diga-se de passagem, são completamente dispensáveis à excepção de uns certos esboços do Sale.
Este prelúdio não é mais do que uma breve origem do Capitão América que conta como surgiu uma das primeiras duplas de Super-Heróis dos comics. Basicamente, é o recontar do recontado que mastiga muitos dos elementos do personagem nobre da Marvel, fazendo com que a mística do mesmo se perca ao longo das páginas. Jeph Loeb tornou-se um contador de estórias péssimo e o story-telling de Tim Sale piorou juntamente com a sua arte. Chegamos, portanto, à conclusão de que estes dois pouco ou nada têm acrescentar a esta indústria, se bem que tenho uma pequena esperança em relação ao Sale.
As palavras de Loeb não ficam na memória, tornando-se descartáveis, não têm impacto nenhum e são vazias, não há praticamente qualquer enredo a seguir - os heróis tanto podem estar no cinema, como estar num campo de batalha. A arte de Tim Sale está a quebrar e a não aproveitar aquilo que de mais belo existia nela - a simplicidade do traço está a tornar-se em algo desproporcional que faz lembrar os momentos estelares da carreira de Rob Liefeld.
Há algo mais a dizer? Pois claro - não comprem! De qualquer forma estarei cá para fazer o julgamento da mini-série completa.
Nota 4/10 - Chover no molhado!

6 comentários:

  1. Nota 4??? É mesmo assim tão mau?

    Já há algum tempo que não compro nada mas uma das ultimas series que comprei foi o Aranha: Azul e o Demolidor: Amarelo dessa dupla e até não foram más de todo.

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  2. Credo!
    Isso é que foi uma martelada, Celtic!
    ehehehe
    E diria mais , nem me atrevo a abrir o livro, com um novo Rob a saltar lá de dentro... Eu reparei que no "When in Rome", essa dupla já estava a fraquejar , depois do excelente "Long Hallowen"

    ResponderEliminar
  3. Saudações Porfírio, sê bem vindo. Infelizmente vou ter de apagar o teu post porque este não é o local apropriado para fazer divulgações. Se fosses um pouco mais específico até o deixava por aqui.

    OCP, bem vindo por estas paragens! Essas duas estórias que falas são realmente boas, acho que o Loeb aí até fazia cenas agradáveis, pena é que eram todas muito idênticas.

    Bongop, ainda não está tudo perdido, só no número 5 é que eu farei o julgamento final :P

    ResponderEliminar
  4. Pois como já todos sabem a obra prima do Loeb na minha opinião é o "Long Halloween" mas tambéma dorei o Homem Aranha: azul e tenho pena se estragarem a saga das cores. Loeb e Sale sempre foram uma dupla muito boa.

    Neste caso nem o Capitão é uma personagem que me entusiasme mas irei ler, mas só quando estiver tudo terminado.

    Já agora só 10 páginas? Deve ser por ser o número zero :S

    abraço

    ResponderEliminar
  5. 10 páginas de estória não compensa nada, mais valia terem-nas publicado no site da Marvel :\

    ResponderEliminar