08 setembro 2008

Thor #1-10

Argumento: J.M. Straczynski
Desenho: Olivier Coipel e Marko Djurdevic

Magnífico! Aqui é que se pode constatar que comics não se tratam apenas de super-heróis à pancada, em cenários terrestres ou aéreos com centenas de pessoas a gritarem pelas suas vidas. E não cultiva a pré-adolescência!
Para quem não sabe... o Thor é um Deus Nórdico que habitava em Asgard, lar de todos os outros Deuses da sua mitologia, mitologia esta adaptada ao Universo Marvel. Recentemente, todos os Deuses que faziam de Asgard a sua moradia, passaram por Ragnarok, uma espécie de Apocalipse destas personagens mitológicas que se acredita ser cíclico, em que os Deuses morrem de modo a renascerem para outras vidas distintas.
Straczynski partiu deste princípio e a sua storyline é, de facto, uma continuação da série anterior que deixou de ver a luz do dia no ano de 2004, esperando até que em 2007 alguém a resgatasse. Diga-se de passagem que foi um hiatus relativamente bem conseguido. Às vezes as personagens precisam de respirar e de facto foi uma boa espera até que o Strac surgisse para criar um status quo totalmente diferente daquilo a que estávamos habituados. Atenção que é necessário ler a série até aqui de modo a que se possa apreciá-la da melhor forma. Quem ler só o primeiro trade poderá ficar desiludido com a pouca informação que é transmitida.
Asgard já não se situa em nenhuma dimensão paralela ou algo do género, mas sim na Terra. isso mesmo, é uma espécie de cidade antiga flutuante que está no meio de um descampado, perto de uma cidade onde o... "alter-ego" de Thor, Donald Blake, se alojou. A população é muito sociável (veja-se os encontros que se realizam entre estes e os Deuses), o que proporciona um ambiente excelente para establecer um status quo livre de perigos e chatices.
E é mesmo isso que estas 10 primeiras edições, e as que se seguirão, fazem - establecem uma nova vida para Thor e companhia, sem nenhum habitual vilão de segunda linha que visita Asgard constantemente só para entreter a malta. Não. Aqui criou-se uma vida totalmente nova, novos hábitos, onde os Deuses estavam perdidos há já muito, alojados em seres humanos comuns (à semelhança de Eternals de Neil Gaiman) que Thor tenta encontrar com o objectivo de reunir todo seu império deixado por Odin, seu pai.
É claro que uma mudança para a Terra não é totalmente colorida e os Deuses mostram problemas quanto à adaptação à sua nova casa. Grande parte da mitologia nórdica perde-se com esta mudança, desde os desaprecidos Frost Giants até a outras criaturas mitológicas que agora me escapam. É claro que para o leitor este não é um problema, pois Strac apercebe-se desse pequeno problema e faz questão de o expor tornando-o numa pérola da "manipulação" (leiam e logo verão do que estou a falar).
Outro ponto fulcral nesta série é o de a personagem Loki se ter "transformado" num Deus do sexo feminino (uma Deusa, claro). Os fãs mais acérrimos podem não ter gostado, apesar de ainda não ter lido tais reacções negativas, mas o que é facto é que esta metamorfose está a ser bastante atraente e não havia melhor forma de renovar uma personagem que por si só já estava gasta. Julgo que a personagem ganhou uma certa densidade e deixou de ser um rapaz mimado que sempre tentava alcançar por todos os meios a queda do seu meio-irmão, Thor. Não estou a desprezar a personagem nem a denegri-la, até acho que nas estórias mais antigas a coisa até se dava bem, mas hoje ainda não estou a ver que resultasse. A Loki dos tempos modernos tornou-se uma manipuladora do caraças que consegue ser bastante convicente, fazendo mesmo com que eu a adore. Só aquela cara assustadora... tem tanto carisma que se torna adorável.
É tudo isto que falei que me faz estar contente pela birra que o Strac está a fazer com a Marvel (com razão). Afasta-se de todo o Universo e cria um que tem o seu próprio selo e não mete personagens que estejam a mais. Melhor que isto não podia ser, a estória está a ser explorada ao máximo e quem melhor que Olivier Coipel para ilustrar este Magnífico conto dos Deuses Nórdicos? Só tenho pena que este novo status esteja a  ser utilizado numa daquelas mini-séries relativas a Secret Invasion, que só servem para ganhar dinheiro e mais uma vez arruinar o que de tão belo se pode fazer neste Universo Marvel.
10/10 - A não perder!

8 comentários:

  1. Eu já tinha a ideia que o enredo estaria a ser bom! E tu, na realidade fizeste com que eu ainda ficasse mais curioso em relação a este "rejuvenescimento" dos Asgardianos! Eu sei que tu gostas... mas eu já vi algumas pranchas completamente estranhas do Coipel (para não lhes chamar outra coisa), e no inicio foi mesmo Coipel quem me fez afastar da série1 Lembraste logo no teu primeiro post, eu já tinha dito alguma coisa sobre o artista... Em relação ao resto, Strac. tá a fazer um óptimo trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Eu ia escrever sobre o 1º volume e tu fazes-me isto:( lol
    Também adorei esta série. Não sei se continue através de comics (estou a ficar com uma falta de espaço crítica para eles) ou em trades.

    Vê lá como se escreve Straczynski ;)

    ResponderEliminar
  3. Bongop, nada mais posso fazer para te convencer. Tenho a certeza que vais aceitar o "design nórdico" semi-inventado pelo Coipel quando leres isto. Digo semi porque há teorias que os Deuses desta mitologia tenham sido descritos desta forma (faces largas) ao longo dos tempos. Não que eles tenham existido mesmo, lol.

    Quanto ao Strac, nunca sei escrever o nome do homem, lol. Diogo, não te cortes e faz lá tua review que eu quero ler :) E fala também daqueles one-shots do Fraction.

    ResponderEliminar
  4. Vai para a lista das compras a médio prazo.

    ResponderEliminar
  5. Desde que depois me digas o que achas Gustavo, até poderia ser a longo prazo :) Mesmo gostava que todos vocês começassem a ler isto rapidamente. É muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Não teria dito melhor meu caro Celtic, esta série é a melhor que a marvel anda a editar actualmente.
    Espero que continue assim por muito tempo, a mitologia que se está a criar cada vez mais é fantástica.

    ResponderEliminar
  7. Com 10 comics do homem na mão e não te lembraste de ir lá ver?XD hehe

    Ok, vou fazer isso;)
    Ainda tenho muito para comentar: 3 arcos do Cap, The Filth, 3 arcos do Fall of Cthulhu, WWH quase todo e ainda me esperam mais coisas para ler.

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui grande apreciador do Thor, comecei por ler esta história por ser de Straczynski, mas ainda não cheguei ao 10.

    Estou a gostar e tal como tu achei um piadão a este novo Loki.

    Abraço

    ResponderEliminar