19 outubro 2008

Preview de Joker, Graphic Novel

As primeiras imagens da mais aguardada Novela Gráfica do ano chegaram e apesar da primeira impressão poder ser má, parece que temos aí uma grande obra. Cortesia do IGN.
O argumento é de Brian Azarello e o desenho de Lee Bermejo, com uma arte um pouco diferente daquela a que nos tem habituado. O Joker é uma clara referência ao protagonizado por Heath Ledger em The Dark Knight e os ambientes também parecem algo similiares ao do filme, mas com tão poucas páginas não posso dizer muito mais. O que posso dizer é que o IGN já leu esta obra e deu-lhe uma nota fantástica - 9.8/10! A edição custa $19.99.

8 comentários:

  1. Épá ... estes gajos são uns chatos! Assim não há orçamento que aguente!
    Ainda agora comprei no Ebay um livro que me andava a fugir há muito tempo, Btaman: Dark Victory HC, e não foi nada barato... acho que vou aguentar passar sem esse Joker! LooL só se for mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Pela review que eles fizeram é bastante bom. Mas uns dias depois disto sair passa por aqui a ver se eu escrevi alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. hhmm, acho que não vais resistir à tentação Bongop... pelo que dizem, isto é obra-prima.

    ResponderEliminar
  4. Este é daqueles obrigatórios para mim :)

    ResponderEliminar
  5. Devia ter levado 10 e não é por causa do filme (o qual ainda não vi e nem penso ver, por me parecer enfadonho como o primeiro).

    O Lee Bermejo é outro como o Doug Mahnke.

    Se queres algo grandioso e escuro contratas os 'homés' para o fazer.

    Quer dizer que o Azarello voltou aos palcos grandes. Coitado, quem se liga ao Jim Lee acaba com o nome na lama. Welcome Back, Brian ^_^

    ResponderEliminar
  6. Por sua vez, o CBR (Comic Book Resources) deu-lhe um 3.5/5.

    http://www.comicbookresources.com/?page=user_review&id=448

    ResponderEliminar
  7. A amostra é relativamente interessante. Eu digo relativamente porque, se a intenção foi seguir a linha do filme, então, parece-me (pelo que vi) que conseguiram precisamente isso. Eu gostei do segundo filme. Considero que foi melhor do que o primeiro. O Joker está, digamos, adequado aos nossos tempos. Por outro lado (e admitindo que as personagens e o contexto das histórias devem mudar com o decorrer dos tempos), devo dizer que não me agrada por aí além a boleia demasiado forçada que algumas personagens estão a apanhar das suas adaptações cinematográficas. Há que perceber que cinema e BD são dois registos distintos. Devem ser aproveitadas ideias de ambas as partes (não defendo de modo algum que sejam herméticos a influências mútuas), mas não aprecio particularmente a técnica da "colagem" de algo que já foi feito.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo Cão Sarnento, se bem que no caso do "Joker", a boleia do filme é específica ao livro, pois esta Graphic Novel acaba por ser mais um Elseworld. Se a DC transformasse o Joker tradicional num Heath Ledger seria bem pior.

    Na minha opinião, este comic até acaba por ser uma boa jogada da DC, ao queimar os últimos cartuchos do The Dark Knight utilizando a melhor ideia que saiu do filme.
    Neste sentido a tal "boleia" acaba por não ser forçada, parece-me a mim, é apenas a utilização de um bom detalhe bem conseguido no cinema. Vamos lá ver é se resulta tão bem no papel como na tela (:

    ResponderEliminar