06 julho 2009

Super-Heróis no Público - Batman

Nesta Sexta-Feira deu-se o lançamento do primeiro filme da nova colecção do Público dedicada a filmes de Super-Heróis. A coisa não podia começar da melhor forma pois o primeiro volume a sair foi Batman, de Tim Burton, que após ter concluído o visionamento me surpreendeu pela positiva pela interpretação notória de Jack Nicholson (nada que se pareça à de Heath ledger, no entanto). Mas sobre o filme lá chegarei mais à frente. Gostava de começar por puxar as orelhas ao Público, um jornal que sempre nos tem habituado a excelentes colecções, não só de  filmes como de livros, mais especificamente BD que tem, por assim dizer, "enchido" o mercado português que tem andado meio morto. Ao menos lança colecções completas que sabemos que não irão ser interrompidas por qualquer insólito acontecimento.
Ora bem, a apresentação está muito mázinha. Na publicidade TV chegam a afirmar que os filmes que vamos coleccionar se tratam de " Os Heróis dos Heróis", uma frase que até agora ainda não entendi muito bem. Mas até aí tudo bem, o maior problema é quando eu passo a ter o DVD na mão. Uma odisseia inesperada avzinhava-se e nem eu me dava me conta...
  • Tudo começa com um simples autocolante, daqueles que nos informam quantos DVD's sairão, o preço total da colecção, etc. Onde é que haveriam de colar o raio do autocolante? Na própria capa do DVD! Pergunto eu, porque não colá-lo num sítio mais "dispensável" como por exemplo... o plástico protector da caixa? "Para quê?" - devem ter pensado os génios por detrás da conspiração... Para tirar aquele autocolante foi um verdadeiro quebra cabeças que ainda hoje deixa marcas, com vários vestígios de cola visíveis...
  • A seguir tentei apreciar a qualidade do produto. As capas finas até me pareciam bem pensadas, com tanto DVD que ia sair eu ia poupar um valente espaço na prateleira, mas isso passou a ser o menor dos meus males. A lombada está tão fatela que até tenho pena de olhar para aquilo e pensar que ainda vou comprar mais uns quantos DVD's anoréticos. Enfim, um grande desgosto, esperava melhor.
  • A terceira coisa que faço, normalmente, é ler o que está na contracapa, tentar perceber um pouco mais do filme ao ler a sinopse de forma a saber mais umas coisinhas sobre o que vou ver. Enganei-me, esta não é a colecção para mim! Ao invés de uma sinopse, deparei-me com umas frases soltas de críticos conceituados (coff... coff...) a dizerem muito bem do filme ("Filme do século", "5 estrelas", essas coisas). Deu ainda para descobrir que opções especiais ou eram poucas ou nenhumas.
  • Por fim, a parte mais agradável, na qual não esperava encontrar quaisquer problemas, chegou e comecei a ver o filme numa noite quente de Sábado. Só faltavam as pipocas para ver se esquecia as dificuldades por que tinha passado. Ao fim de 1 minuto e meio, quando era suposto estar a ver o menú de opções do DVD (legendas, selecção de cenas, aquelas coisas normais em que uma pessoa normal navega quando está a ver um filme  normal em casa) começo instantaneamente a ver o filme! Ora, por esta nem eu esperava. Um verdadeiro golpe de mestre digno de um conspirador infiltrado nos gabinetes do Público... ou então é só defeito de fabrico.
E pronto, ao fim destas etapas todas lá consegui visionar o filme em paz, que até compensou esta tortura toda para o conseguir ver. A recriação de Gotham City está soberba tendo em conta a época em que se produziu o filme (os meios de montagem ainda não eram tão sofisticados como os de hoje). Os cenários, apesar de não parecerem tão reais como deveriam, disfaraçam muito bem com o tom negro que Tim Burton aplicou. Não sei se terá sido o melhor realizador para dirigir um filme do Batman, pois o seu estilo sempre me pareceu mais ligado à fantasia como se tem verificado nos últimos tempos, ao contrário do Cavaleiro Negro, que pretende ser uma aproximação ao mundo real (como se tem verificado na fase de Nolan), mas ainda assim, Burton safou-se bem. Jack Nicholson conseguiu adaptar-se bem ao Joker ao tornar-se bastante fiél à versão comic do mesmo, se bem que pareceu faltar-lhe um travo de insanidade em certas cenas em que parecia estar a interpretar uma pessoa banal. Ao ver isto, fiquei chocado com as declarações que prestou aquando do lançamento do Dark Knight, em que afirmava também ele estar chocado, mas pela crítica considerar Heath Ledger superior na sua personaificação do Joker. Incompreensível. Michael Keaton, por sua vez, fez um papel competente, nada de extraordinário, visto que cumprir o papel de Bruce Wayne não é nada de mais visto ser uma personagem um pouco desinteressante sem grande história (salva-se o tormento do assassinato dos seus pais e as interacções com o Alfred). Quanto a Kim Basinger, foi sem dúvida uma cara belíssima para enfeitar este filme.
É um bom filme, mas o Dark Knight roubou-lhe o estatuto de melhor longa-metragem do Batman, sem tirar nem pôr. O Público, por sua vez, não ficou nada bem na fotografia. Se os mesmos problemas por que passei se verificarem quando comprar o Superman se verificarem, mando-os passear na hora...

6 comentários:

  1. Esse é um grande filme do Batman! E também gostei muito do outro a seguir, Return, sobretudo pela excelente actuação da Michelle Pfeiffer como Catwoman!

    ResponderEliminar
  2. Concordo dos originais são os melhores apesar de gostar dos novos do Nolan mais do TDK.
    Mas este foi 1 dos filmes que fez furor na minha infancia e adolesciencia juntamente com os 2 SUPERMAN.

    ResponderEliminar
  3. OS filmes de Burton e Nolan são completamente diferentes nem me faz sentido compará-los.

    O batman não deixa de ser BD e uma interpretação mais fantasiosa não fica nada mal. E a Gotham de Burton é linda.

    No entanto eu ainda gosto mais do Returns do que deste que curiosamente não vem na colecção mas o 3 e 4 já vêm.
    Não faz sentido nenhum!

    ResponderEliminar
  4. De facto é uma pena o Returns não sair pois nunca o vi até ao fim, mas enfim, o Público quer-nos mesmo lixar a vida.

    Loot, pelo contrário, nem sequer fiquei chateado com a visão fantasiosa de Tim Burton, apenas achei curioso ele realizar uma filme que talvez não fosse aquilo que à partida era esperado, mas que no fim saiu muito bem :)

    ResponderEliminar
  5. Celtic porque amarelas-te alguns filmes??

    ResponderEliminar
  6. Ah, são os filmes que em princípio vou comprar.

    ResponderEliminar